Gabigol é suspenso por dois anos do futebol por fraude em exame antidoping

O atacante Gabigol, do Flamengo, recebeu uma suspensão de dois anos, nesta segunda-feira (25), pela Justiça Desportiva Antidopagem, por fraude do exame antidoping.

Por Patos 40 Graus em 25/03/2024 às 18:03:29

O atacante Gabigol, do Flamengo, recebeu uma suspensão de dois anos, nesta segunda-feira (25), pela Justiça Desportiva Antidopagem, por fraude do exame antidoping. O placar ficou cinco votos favoráveis à condenação contra quatro contrários. O caso ocorreu em abril de 2023, portanto a pena deverá ser estender até abril de 2025. Da decisão, cabe recurso do atleta.

Gabriel Barbosa foi acusado por infringir o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. O jogador foi acusado de dificultar a realização do exame e de não cumprir as instruções indicadas pelos técnicos. Os demais atletas do Flamengo realizaram os exames antes do treino do dia 8 de abril.

De acordo com os responsáveis pelo exame, Gabigol não se dirigiu a eles antes do treino, depois da atividade os ignorou e foi almoçar, tratou a equipe com desrespeito, não seguiu os procedimentos, pegou o vaso coletor de urina sem avisar a ninguém e ainda se recusou a tirar o pênis em frente ao profissional, algo que está na orientação do exame. Ele já havia realizado o exame de sangue, considerado mais preciso, no qual já havia dado negativo.

A denúncia foi feita no fim de dezembro, e a defesa foi enviada no dia 26 de janeiro, ainda dentro do prazo, e contou com o anexo de imagens da câmera de segurança do Centro de Treinamento Ninho do Urubu para corroborar a versão do atleta. No julgamento, que ocorreu de forma online, o jogador compareceu e prestou depoimento por videoconferência, assim como outras sete testemunhas.

Da decisão, cabe recurso em segunda instância. O atleta também poderá conseguir um efeito suspensivo, para que possa continuar atuando normalmente até que o julgamento final e decisivo.

MaisPB com ge

Comunicar erro

Comentários