Jamerson Ferreira relata dificuldade de autistas no acesso a serviços públicos em Patos

Por Patos 40 Graus em 23/03/2024 às 08:05:50

O vereador Jamerson Ferreira, em seu discurso na Câmara Municipal de Patos, falou sobre um relato de descaso e a falta de atendimento a pessoas com deficiências na cidade de Patos. Na oportunidade, o vereador citou o caso de uma criança, que é portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e está há mais de um ano numa fila de espera para atendimento no Centro de Referência para Portadores de Deficiência (CERPPOD). Segundo o parlamentar, a criança, de nome Lucas Bernardo, necessita de atendimento psicopedagógico e fonoaudiológico e está há mais de um ano esperando uma vaga. O vereador foi até o CERPPOD e lá foi informado que há uma lista que determina a ordem do atendimento.

Jamerson, que é pai de um adolescente autista e conhece a causa de perto, disse que pais sofrem diante do descaso do poder público que necessitam de atendimento especializado. O vereador disse que vai realizar uma ação na Câmara Municipal de Patos juntamente com pais e filhos autistas. O intuito da ação é chamar atenção ao problema e à falta de cuidados por parte do poder público municipal.

"Vamos realizar na próxima semana, que é a semana do Autista, uma audiência pública de minha autoria para discutir o tema. Eu vou convidar o pai e a mãe do Lucas para eles desabafarem aqui na tribuna. Só quem sabe o que é ter um filho autista é quem convive com essa realidade no dia a dia", pontuou.

Jamerson ressaltou que os filhos de autistas pobres são sentenciados a sofrer e vivem à margem da convivência social.

"Existem dois tipos de filhos autistas, os que os pais têm condições de pagar, e o filho do pobre. O filho do pobre autista é uma luta, uma humilhação. Tem que rodar atrás de advogado para ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), tem que se humilhar na prefeitura e tem que conviver em um ambiente escolar inadequado. O autista filho de um pobre é sentenciado a sofrer e vive à margem da convivência social", desabafou o vereador.

Comunicar erro
Ler anterior

Waze nunca mais

Ler próxima

O dia da caça

Comentários