Operação Fake Loan: Prefeito de cidade paraibana é acusado de ameaçar funcionários para fazer empréstimos falsos

A operação tomou por base investigações da auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Paraíba (TCE-PB), que juntou-se às apurações do Ministério Público do Estado.

Por Patos 40 Graus em 18/03/2024 às 10:06:29
A operação tomou por base investigações da auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Paraíba (TCE-PB), que juntou-se às apurações do Ministério Público do Estado.

A Operação Fake Loan (Empréstimo Falso), deflagrada nesta segunda-feira (18) pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MPPB), investiga o prefeito de Curral de Cima, Totó Ribeiro. Conforme verificou o ClickPB, ele é acusado de ameaçar funcionários comissionados e contratados para fazerem empréstimos falsos.

[BANNER]

A operação tomou por base investigações da auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Paraíba (TCE-PB), que juntou-se às apurações do Ministério Público do Estado, para deflagrar a primeira fase da operação, comandada por uma força tarefa entre a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (CCRIMP) e o (Gaeco), com o apoio da Polícia Militar da Paraíba e o respaldo do próprio TCE-PB.

Esta operação, conduzida com rigor e respaldo legal, surge como resposta determinada às investigações que apontam para sérios ilícitos na gestão pública da cidade de Curral de Cima (PB). Há indicativo de coação a servidores municipais, especialmente comissionados e prestadores de serviço, a contrair empréstimos consignados, cujo produto era destinado, na maior parte, aos agentes públicos investigados.

[BANNER]

Operação revela métodos fraudulentos

Os métodos fraudulentos incluíam a manipulação de contracheques dos servidores, com a inserção de valores fictícios para aumentar artificialmente a margem consignável, bem como concessão de gratificações em valores compatíveis às parcelas dos empréstimos, que, ao final, eram custeadas pela própria Prefeitura.

[BANNER]

ClickPB

Tags:   Para?ba
Comunicar erro

Comentários