Homem de 105 anos já assistiu a 12 eclipses solares: 'Você vê um, você quer ver todos'

Apaixonado pelo fenômeno, o estadunidense chegou a viajar para o Brasil só para observá-loAos 105 anos, o estadunidense LaVerne Biser, morador do Texas, já testemunhou 12 eclipses solares ao longo da vida, mas acredita que a melhor experiência será vivida nesta segunda-feira (8).

Por Patos 40 Graus em 08/04/2024 às 16:56:26
Apaixonado pelo fenômeno, o estadunidense chegou a viajar para o Brasil só para observá-lo

Aos 105 anos, o estadunidense LaVerne Biser, morador do Texas, já testemunhou 12 eclipses solares ao longo da vida, mas acredita que a melhor experiência será vivida nesta segunda-feira (8). Astrônomo amador, o idoso é apaixonado pelo fenômeno e, pela primeira vez, o observará da própria cidade.

[BANNER]

Em conversa com a emissora WFAA, o centenário revelou ter acompanhado o primeiro evento na companhia da falecida esposa, Marion, em julho de 1963. Fascinados pelo fenômeno, os dois decidiram assistir a todos os eclipses que pudessem.

Você vê um e quer ver todos”, resumiu LaVerne.

O casal, então, começou a planejar as férias de acordo com as datas e locais em que os eclipses ocorreriam, chegando a viajar para o Brasil, segundo o The Guardian. A "perseguição" resultou em 12 observações ao longo do casamento de 78 anos, interrompidas apenas pela morte da esposa, no ano passado.

[BANNER]

Sinto muita falta dela. Estávamos sempre juntos, ela viu todos eles também”, contou o astrônomo amador.

Apesar de não ter a companhia da amada nesta segunda-feira, LaVerne está ansioso para conferir o fenômeno, já que, após décadas de caçadas, esta será a primeira vez que ele poderá acompanhá-lo de casa.

[BANNER]

Você lamenta que ela [Marion] não esteja lá com você, [mas é preciso] aproveitar o momento. É isso. Aproveitar o momento. Eu não perderia por nada”, afirmou o senhor, explicando que observará o evento com familiares.

A experiência adicionará um registro ao conjunto de fotografias dos eclipses que os dois testemunharam, que decora a residência da família.

[BANNER]

ECLIPSE SOLAR TOTAL

Transformando o dia em noite por alguns minutos, o eclipse solar total desta segunda promete ser uma experiência inesquecível para os amantes da astronomia.

Tendo início na região sul do Oceano Pacífico, o evento astronômico poderá ser visto no México, Canadá e Estados Unidos. Ele poderá ser visto, inicialmente, na costa do país latino, avançando, em seguida, para o Texas, às 15h07, no horário de Brasília, de acordo com o jornal O Globo.

[BANNER]

Além das terras norte-americanas, o eclipse poderá ser observado de forma parcial em algumas localidades da Europa.

TRANSMISSÕES AO VIVO

Aqueles que não estiverem na rota do evento astronômico, poderão acompanhar a transmissão do acontecimento através das redes sociais da Nasa, agência espacial estadunidense. A organização também transmitirá o eclipse em seu canal no YouTube, desde às 14h.

[BANNER]

Com a esperança de captar mais de 90 minutos de imagens do fenômeno para análises científicas posteriores, a agência posicionou fotógrafos ao longo de todo o caminho em que o eclipse poderá ser observado.

No México e Estados Unidos, por exemplo, mais de 70 pessoas foram escaladas para a operação.

[BANNER]

Diário do Nordeste

Tags:   Mundo
Comunicar erro

Comentários