População de Areia se mobiliza para ajudar na recuperação do Engenho Triunfo

Um dia depois do incêndio que ocorreu em um dos depósitos de engarrafamento do Engenho Triunfo, em Areia, Brejo da Paraíba, moradores do município iniciaram mutirões para ajudar na recuperação da estrutura consumida por fogo.

Por Patos 40 Graus em 12/03/2024 às 10:13:24

Um dia depois do incêndio que ocorreu em um dos depósitos de engarrafamento do Engenho Triunfo, em Areia, Brejo da Paraíba, moradores do município iniciaram mutirões para ajudar na recuperação da estrutura consumida por fogo.

Canteiros ganharam novas plantas, houve limpeza e disponibilidade de apoio para as equipes que estavam no local para realização de perícia.

Corpo de Bombeiros e Polícia Civil estiveram nessa segunda-feira(11) no engenho, mas não foi possível realizar a investigação e coleta de provas, porque a estrutura do depósito veio ao chão. Quando removerem os escombros, vão poder realizar esse trabalho para identificar oficialmente as causas do incêndio.

O local atingido pelo fogo continua isolado.

Mas as áreas do engenho que não oferecem risco, pouco a pouco , estão sendo limpas e revitalizadas, seguindo as orientações dos bombeiros.

Ainda não há data prevista para reabertura do engenho para visitação. Mas não deve demorar. Se depender do entusiasmo de funcionários e da própria população, em muito breve o local vai voltar a receber turistas.

Devem ocorrer mudanças em relação às áreas da propriedade que vão poder receber o público. E novas recomendações de segurança devem ser adotadas. É importante ressaltar que o Engenho Triunfo tem licença em dia do Corpo de Bombeiros para funcionamento e funcionários capacitados para situações de emergência, além de equipamentos para combate ao fogo.

Lembrando que o Engenho Triunfo é um dos principais equipamentos turísticos da Paraiba. Num fim de semana, cerca de 700 pessoas visitam o local. Além de conhecer o processo de fabricação da cachaça, é possível dedicar um dia interio ao lazer. O Engenho oferta tirolesa, pedalinho, passeio de jipe, balanço nas alturas, espaço kids, lojinha da Triunfo e fábrica de chocolate Engenho Cacau.

O incêndio teve início por volta das 10 horas da manhã do domingo(10). Foi em um dos quatro depósitos de cachaça. Uma pessoa ficou ferida, com queimadura nas pernas e foi levada por parentes para o Hospital de Emergência e Trauma, em João Pessoa. O senhor de 76 anos passou por procedimentos, foram feitos curativos e ele recebeu alta. Mas ainda está tratando dos ferimentos. Os donos do Engenho Triunfo se prontificaram a ajudá-lo no que for preciso. E ainda anunciaram arcar com todo prejuízo causado a terceiros.

A solidariedade da população veio desde a hora em que as chamas começaram. Para auxiliar os bombeiros, vários carros-pipa chegaram ao local vindos de Areia e de municípios vizinhos.

Vanda Martins foi uma dessas pessoas que foram ajudar na revitalização do engenho. “Desde criança que conhecemos Maria Júlia e sua família. Com esse acontecimento, ficamos muito sensibilizados, fomos ajudar tanto com palavras quanto com ação, para recuperar o mais rápido possível o Engenho Triunfo que logo estará recebendo os visitantes em nossa cidade.”

Um fato que chamou a atenção foi uma placa com uma foto de Maria Júlia Baracho, diretora executiva do Engenho, que trazia uma poesia. Foi a única a estrutura que se manteve de pé em frente so depósito atingido pelo fogo.

"Só tenho a agradecer a todos que estão sensíveis à essa dor e isso só nos fortalece na reconstrução de nosso engenho. Que não é só da minha família. É de Areia, e da Paraiba ", contou emocionada Maria Júlia.

MaisPB

Comunicar erro

Comentários