Prefeitura retira 18 árvores da Ruy Carneiro e planta novas mudas na via

A Secretaria do Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) realizou, na tarde desta sexta-feira (22), algumas mudanças no ambiente da Avenida Ruy Carneiro, uma das principais vias de João Pessoa.

Por Patos 40 Graus em 22/03/2024 às 17:38:23

A Secretaria do Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) realizou, na tarde desta sexta-feira (22), algumas mudanças no ambiente da Avenida Ruy Carneiro, uma das principais vias de João Pessoa. Mais de 140 mudas de árvores foram plantadas na via, essas mudas estão sendo espalhadas pelas calçadas e canteiro central. No entanto, segundo o secretário Welison Silveira, ainda no canteiro central do cruzamento da Avenida Ruy Carneiro com a Rua Prefeito José Leite, foi autorizada a retirada de 18 árvores.

“A necessidade de retirá-las do local foi observada após a constatação de que 70% de cada uma delas encontrava-se com problemas de cupins de solo e copas descaracterizadas por infestações de fungos apodrecidos”, afirmou.

O engenheiro agrônomo e diretor de Controle Ambiental da Semam, Anderson Fontes, explicou que as árvores retiradas estavam doentes e causavam riscos à população que circula pela avenida. "Elas podiam cair. Estavam muito raquíticas, atrofiadas. Fizemos um estudo, porque para retirá-las dali foi feito um estudo. Fomos vendo outros modelos de cidades", argumentou.

O secretário Welison informou que o novo projeto de urbanização, mobilidade urbana e paisagismo implantado pela gestão inclui o plantio de 60 novas árvores de espécies nativas da Mata Atlântica nas áreas de passeio público (calçadas). Na mesma avenida, ao logo de todo o canteiro central, serão plantadas cerca de 80 palmeiras Carpentaria.

Conforto térmico – Anderson Fontes, ressaltou que o novo projeto vai trazer benefícios que vão além da organização urbana. Segundo ele, essa é a proposta das cidades que pensam em sustentabilidade.

"O conforto térmico que isso vai proporcionar à população é muito grande. Nós vamos fazer, com esse projeto, com que as pessoas andem em calçadas planejadas e com temperatura mais amena. A ideia é fazer com que as pessoas voltem a caminhar", destacou.

As novas árvores da Avenida Ruy Carneiro receberão todo o cuidado dos especialistas da Semam. "As árvores precisam estar onde elas cresçam bem. Elas serão adubadas, podadas, cuidadas. Muito tempo atrás havia árvores nas calçadas e, ao longo dos anos, a avenida foi perdendo. Estamos devolvendo", frisou Anderson Fontes.

MaisPB

Comunicar erro

Comentários